“No Ocidente, Eretz Yisrael, eles não ouviram esta explicação dada por Rabba bar Rav Sheila. Eles levantaram o dilema: A expressão: E o sol se põe refere-se ao verdadeiro pôr-do-sol e: E está purificado, significa que o dia vai passando? Ou talvez se refira ao pôr-do-sol de sua luz; nesse caso, qual é o significado de: E é purificado? Refere-se à purificação da pessoa. Em outras palavras, em Eretz Yisrael, eles tentaram esclarecer a halakha com base na passagem bíblica, mas não conseguiram.” Berachot 2b3
Nesta passagem do Talmud Bavli, gostaria de apresentar dois pontos.
Primeiro ponto: Eles estavam reaprendendo a Torah, este é um fato como vemos no excerto acima referido, a Casa de Judá foi enviada para a Babilonia por causa de suas transgressões da Torah como vemos em 1 Cronicas 9:1; é um facto que se eles abandonaram a Torah que durante a sua Teshuvah eles teriam de reaprende-la – tal necessitou estudo, discussão e aprendizado.
Segundo ponto: é a acusação hipócrita do judaísmo em relação a nos que chegamos a conclusão que a Torah é para ser observada, herdamos mentiras dos nossos antepassados (Jeremias 16:19) e do mesmo modo na nossa Teshuvah tivemos de realizar o mesmo reaprendizado que nossos irmãos judeus durante o exilio na Babilonia.
O problema da hipocrisia, é que acusam nos de tentarmos estabelecer uma Torah nossa quando eles mesmos não tinham a certeza de como observa-la nesse tempo, se o Judaísmo se apoia nas conclusões que eles chegaram num período em que eles tinham se esquecido da própria Torah como vemos em 2 Reis 22 e Neemias 8 – de que modo somos nos menos “merecedores” desse estudo agora que quase 1700 anos nos apercebemos da herança que nos tinha sido roubada.
Alem disso em qual base se baseia esta supremacia, que as conclusões realizadas por judeus que se tinham voltado atras das suas transgressões idólatras no seu Exilio, serem de autoridade superior que a Casa de Israel chegar a mesma Teshuvah no seu próprio Exilio.